SEGUIDORES

08 novembro 2014

VOCÊ TEM BANHEIRO...ENTÃO APROVEITE A DICA (UOL)

Rodapés altos na decoração

Veja como essa tendência pode transformar as paredes da sua casa

Por Isabela Zamboni - 06/11/2014
Recomende →
EnvelopeEnviar por e-mail
Os rodapés nem sempre são valorizados na decoração, geralmente deixados de lado. No entanto, a tendência do momento é valorizar essa estrutura, utilizando-a de forma mais alta do que o convencional. Assim, eles podem emoldurar as paredes e ainda dar um toque clássico a qualquer espaço.
Em banheiros e lavabos, esse recurso é ainda mais evidente e charmoso. De acordo com a arquiteta Ana Lívia Werdine, até há pouco tempo, o padrão era utilizar rodapés de sete centímetros, mas essa realidade mudou com a tendência dos rodapés altos, geralmente com 15 a 20 centímetros.
“Eles ficam elegantes por remeterem a uma estética clássica. Porém, podem ser utilizados em uma releitura contemporânea se combinados com outros elementos de linhas modernas da decoração. É um elemento bem versátil”, afirma.
Rodapés altos na decoração
Projeto Ana Lívia Werdine: O rodapé alto em pedra emoldurou a parede de maneira clássica e sofisticada. Foto: Henrique Queiroga
Vantagens do rodapé alto
Os rodapés não servem apenas para deixarem as paredes com aparência mais clássica e estilosa. De acordo com Ana Livia, eles fazem com que ambientes de pé-direito muito alto fiquem mais acolhedores porque são um elemento horizontal.
“Os rodapés altos também equilibram as proporções. Quanto maior a área de piso, mais harmônico fica”, aconselha.
Materiais mais indicados para o rodapé
O material dos rodapés deve sempre ser resistente, pois sua função inicial é proteger as paredes e dar acabamento ao piso. “Mármore e granito são sempre bem-vindos”, aponta a arquiteta.
Pedra natural também é uma boa pedida, já que além de resistente, ainda é um material charmoso e requintado.
“Essas rochas, principalmente quando utilizadas com pisos do mesmo material, possibilitam uma visualização que resguarda a amplitude do ambiente, tornando-os com impressão de maiores e harmoniosos”, afirma Fátima Baracho, diretora da marmoraria Baracho Pedras.
Rodapés altos na decoração
Para este projeto, da designer de interiores Maria Goretti Gonçalves, a Baracho Pedras forneceu o mármore Marrom Imperador presente no rodapé alto e também no piso, bancada e cuba do lavabo. Essa composição dá impressão de maior amplitude ao espaço. Foto: Rafael Carrieri
Fátima também afirma que na hora de escolher pedras para revestir este elemento, a recomendação é optar por granitos e mármores. “Essas pedras possibilitam o polimento de borda, diferentemente de outros materiais que acabam ficando com as testeiras pintadas de acordo com as paredes. Com mármore ou granito, o acabamento fica mais natural e polido”, aponta.
Para quem tem dúvidas em relação a combinar o material do rodapé com o piso, a arquiteta esclarece: “Não é obrigatória essa combinação. Podemos optar por destacar ou por harmonizar este elemento com o restante da decoração, tudo depende do objetivo”, finaliza Ana Lívia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.