SEGUIDORES

10 dezembro 2014

A CASA E O POVO APOIAM SEM RESTRIÇÕES (JORNAL DO BRASIL)

Após mortes, PMs que querem armas nas folgas ganham apoio parlamentar

Jornal do BrasilCláudia Freitas Na véspera do policial militar Geraldo Luiz da Silva ser assassinado por criminosos enquanto aproveitava a sua folga para visitar familiares, no último sábado (6/12), em uma comunidade na Zona Oeste da cidade, uma carta aberta dirigida ao comandante-geral da PM, Coronel Íbis Silva Pereira, era divulgada nas redes sociais, em um blog criado por um grupo de PMs anônimos identificado como sospoliciais.com, alertando sobre os riscos que a classe corre fora dos dias de serviço, quando não estão portando nenhum tipo de armamento. O deputado estadual Geraldo Pudim (PR/RJ), também apresentou na semana passada uma proposta para alterar o Estatuto da PM, com a finalidade de igualar os direitos entre policiais civis e militares com relação a porte de arma fora do horário de trabalho.
Texto no Blog www.sospoliciais.com
Texto no Blog www.sospoliciais.com
O Projeto de Lei (PL) 3269/2014 apresentado pelo deputado Pudim na sessão da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) da última quinta-feira (4) prevê que o governo deve fornecer armas de fogo para os PMs portarem mesmo fora do seu plantão. O deputado solicita a inclusão de um inciso no artigo 48 do Estatuto da Polícia Militar, que se for aprovado obrigará o governo estadual a fornecer o armamento que ficará sob responsabilidade dos policiais durante o horário de folga, como já ocorre com os policiais civis. Atualmente, as armas dos PMs ficam acauteladas no batalhão quando eles finalizam as suas atividades diárias. “Nada mais justo que ele possa ter uma arma fornecida pelo Estado proteção sua, de sua família e da sociedade. Não é preciso explicar como são óbvios os riscos inerentes a esta profissão. O policial civil já tem esse direito. Por que não estender o mesmo benefício aos policiais militares?”, justifica o parlamentar. 
"O policial terá que observar os mesmos critérios de utilização de arma de fogo preconizados pela Policia Militar", ressaltou o deputado sobre o seu PL proposto. "Na última semana três policias morreram. Dois deles estavam de folga e um sem farda. No Rio o número de ataques a policiais fora de serviço tem aumentado e gerado revolta em parentes e colegas da corporação", acrescenta os motivos que o motivaram a elaborar a PL.
Na internet, um grupo de policiais que se manifesta através do blog sosmilitares.com, pede ações do comando da PM com relação a questão. "Comandante, o pior não é ser caçado, nós sabemos nos defender, o pior é não ter como se defender da injusta agressão, como ocorre com inúmeros Policiais Militares jovens, em virtude de não terem em mãos uma arma para defesa pessoal nos dias de folga", destaca o texto divulgado um dia antes do assassinato do soldado Geraldo, da UPP Vila Kennedy. O conteúdo diz ainda que o preço de uma arma é muito alto se comparado com o salário de um PM e que outros "obstáculos" inviabilizam o policial de ter em mãos a sua defesa. E ainda aponta caminhos para solucionar a questão: "Cumpra a promessa de um Comandante Geral anterior que alardeou que nós receberíamos armas sob cautela. O tempo passou e ele não cumpriu o prometido (...) Nós acreditamos que irá buscar essa solução, mas ela demandará meses e outros companheiros poderão ser assassinados sem a possibilidade de se defenderem", afirma o grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.