SEGUIDORES

11 dezembro 2014

LULA E O SEU TRIPLEX (RICARDO NOBLAT // O GLOBO)

O veraneio de Lula

Para completar, a reforma no triplex de Lula, que incluiu até elevador privativo, foi concluída pela empreiteira OAS.

Lula pode comprar sim um - ou até dois -  triplex  no Guarujá. Quem disse que não? Ninguém, pelo menos não na “imprensa obtusa”. Quem leu sem desonestidade ideológica a reportagem de O Globo publicada no último domingo constata que o poder de compra do ex-presidente nunca esteve em questão. 
Mas é só esse suposto “preconceito das elites contra um ex-torneiro mecânico” que petistas e governistas de plantão “debatem” na história do triplex. Obliterando o principal: que o imóvel foi adquirido da famigerada Cooperativa Bancoop. Um caso que lembra, guardadas as proporções, o escândalo imobiliário da Construtora Encol, na década de 1990.
É só fazer uma continha de adição para ter certeza de que Lula poderia sim bancar facilmente um luxuoso apê no Guarujá ou em qualquer praia chique.  E essa matemática até jornalista domina.
Para início de conversa, basta lembrar que  presidente da República deve ser o único empregado cujo salário converte-se integralmente  em investimento. Pois todas as despesas dele e família - casa, comida, empregados, escritório, carro, médico, viagens, salão de beleza e até modelitos de festa - são pagas pela nação.
(E tudo de qualidade tão superior que o povo sabe bem como chamar a “sobrevivência” dos políticos: mordomia, pura e simples.)
Pois bem: no mínimo, Lula poderia ter poupado oito anos de um salário líquido equivalente hoje a R$ 20 mil, além das aposentadorias que recebe. Isso sem falar na renda das palestras, que passou a dar a partir de 2010 - estimadas, segundo o mercado, em até R$ 300 mil.
Como se vê, o ex-operário poderia até ser chamado de  milionário – e regularmente, sem  mistérios. Como tal ascensão  é óbvia, a compra do triplex em si não seria notícia segundo os mais básicos critérios  jornalísticos. Valeria talvez uma notinha de coluna.
Mas o fato relevante que sustenta a reportagem, e que a militância deliberadamente ignora, é que Lula, e outros ex-companheiros sindicalistas, conseguiram, ao contrário de três mil mutuários, receber seu imóvel comprado na planta  da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo).
Enquanto Lula esteva na presidência, a Bancoop foi dirigida por João Vaccari Neto, atual tesoureiro do PT, hoje envolvido na operação Lava-Jato. Pela administração da Bancoop, Vaccari e outros diretores são acusados em ação penal por estelionato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
Para completar, a reforma no triplex de Lula, que incluiu até elevador privativo, foi concluída pela  empreiteira OAS – cujo presidente foi ontem indiciado na Operação Lava-Jato.
Como frisou a nota divulgada ontem pela associação das vítimas do Bancoop, “não há nada contra Lula morar em qualquer lugar”. "Mas enquanto entrega a unidade dele a OAS ( que assumiu alguns prédios) aciona na Justiça compradores que já quitaram suas dívidas."
Lula pode não ter nada a ver diretamente  com tudo isso, mas é neste clima nada relax que o ex-presidente irá veranear em 2015 no Guarujá - primeira praia que conheceu na vida, segundo seus biógrafos.
Lula (Foto: Instituto Lula)Lula (Imagem: Instituto Lula)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.