SEGUIDORES

01 dezembro 2014

MARCIO ATALLA (ÉPOCA)

RSS

Como evitar o efeito sanfona?

MARCIO ATALLA
28/11/2014 07h00
Tenho 1,80 metro de altura e peso 118 quilos. Se perder 18 quilos, tenho de manter os 100 quilos durante 18 meses para que meu cérebro e meu corpo se adaptem ao novo peso? Isso evitaria o efeito sanfona? – Dinho Lima, Manaus, AM  

Quando se começa um projeto de emagrecimento, essa perda de peso não ocorre de forma linear, 1 quilo por mês. Muito provavelmente, no início o emagrecimento é mais rápido e tende a estagnar depois de um tempo. Isso porque o corpo sofre um choque para se adaptar à nova rea­lidade. Não existe uma regra para evitar o efeito sanfona. Se você levar 18 meses para emagrecer 10, 18 ou 30 quilos, muito provavelmente já terá adotado um novo estilo de comportamento e de alimentação e terá inserido mais movimento a sua rotina. Dificilmente voltará ao padrão antigo. Seu corpo e sua cabeça estarão totalmente adaptados à nova realidade, e essa passará a ser sua maneira de viver. Ao passar 18 meses numa nova rotina, as chances de ter deixado velhos hábitos para trás são grandes. Portanto, não pense em tempo, nem em números. Pense em fazer a mudança de uma forma saudável, gradativa e definitiva.
NA LIVRARIA Mais dicas sobre qualidade de vida e emagrecimento no livro Sua vida em movimento, de Marcio Atalla (Editora Paralela) (Foto: Divulgação)
Minha mãe está com 73 anos, fraturou a perna esquerda e perdeu muita massa muscular. É possível mudar esse quadro? De que forma? O médico dela disse que não se recupera massa muscular nessa idade. Mas sempre ouvi o contrário. – Marcelo Araujo Fonseca, São Paulo, SP

Com o avanço da idade, é mais difícil ganhar massa. Mas é possível, sim. Sua mãe precisa fazer exercícios de força e resistência muscular localizados, com cuidado e acompanhamento de um profissional de fisioterapia ou professor de educação física especializado em recuperação. Essas atividades podem contar com pesos, caneleiras e até aparelhos de musculação, desde que sob supervisão. Paralelamente, é importante que ela consuma boas quantidades de proteína e componha sua dieta com leite, carnes magras, laticínios e leguminosas. Vale a pena consultar um nutricionista para saber se há necessidade de suplementos de proteína e cálcio. Com essas iniciativas, tudo dará certo e ela recuperará massa magra. No pior cenário, ela interromperá ou evitará a sarcopenia, a perda de músculos que ocorre com o avanço da idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.