SEGUIDORES

12 dezembro 2014

MAS QUE ALÍVIO, GENTE...ANOSOGNOSIA....UFA!

A N O S O G N O S I A


Que alívio ter conhecimento disto!
Há tempos andava preocupado por que:
 
1. - Não me recordava dos nomes próprios;
 
2. - Não me lembrava de onde deixava algumas coisas;
 
3. - Quando converso e tenho que interromper o pensamento por instantes, eu tenho dificuldades de continuar a conversa no ponto em que a tinha deixado;
 
Eu começava a pensar que tinha um inimigo dentro da minha cabeça, cujo nome começa por Alz...
 
Hoje li um artigo que me deixou bem mais tranquilo, por isso passo a transcrever a parte mais interessante:
 
"Se tens consciência dos teus problemas de memória, então é porque ainda não tens problemas".
 
Existe um termo médico que se chama ANOSOGNOSIA, que é a situação em que não te recordas temporariamente de alguma coisa. Metade dos maiores de 50 anos apresentam algumas falhas deste tipo, mas é mais um fato relacionado com a idade do que com a doença.
Queixar-se de falhas de memória é uma situação muito comum em pessoas com 50 ou mais anos de idade.
 
Traduz-se por não recordar-se de nomes próprios, entrar em casa e esquecer-se do que se ia fazer ou buscar, esquecer o título de um filme, ator, canção, não se lembrar de onde deixou os óculos, etc. etc..
 
Muitas pessoas preocupam-se, muitas vezes em excesso, por este tipo de esquecimento.
 
Daí uma informação importante:
"Quem tem consciência de ter este tipo de esquecimento é todo aquele que não tem problemas sérios de memória".
 
Todos aqueles que padecem de doença de memória, com o inevitável fantasma do Alzheimer, são todos aqueles que não têm registro do que efetivamente se passa.
 
B. Dubois, professor de neurología de CHU Pitié-Salpêtrière, encontrou uma curiosa, mas didática explicação, válida para a maioria dos casos de pessoas que estão preocupadas com os seus esquecimentos:
 
"Quanto mais se queixam dos seus problemas de memória, menos possibilidades têm de sofrer de uma doença nesta área".
 
Este documento é dedicado a todos os esquecidos que me recordo.
 
Se esquecer de divulgar esta mensagem, não se preocupe porque não é Alzheimer...
 
São os anos que lhe pesam na cabeça.
 

Um comentário:

  1. Ora muito bem amigo Sérgio, que bom saber destas novidades! Já estou mais animada! Antes de mais, bom ano, muita sorte para a tua e minha casa, ainda que eu apareça raramente, continuação de bom gosto na escolha de músicas e por aí fora! Vou ver se me encontro por aqui. Beijinhos

    ResponderExcluir

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.