SEGUIDORES

27 fevereiro 2015

JOÃO BOSCO RABELLO /// ESTADÃO



O beco e o labirinto

JOÃO BOSCO RABELLO


Mais grave que a crise – moral, política e econômica -, vivida pelo país têm sido as reações verbais do ex-presidente Lula e de sua sucessora, Dilma Rousseff. Além de indicar desorientação do governo e de seu partido, o PT, ferem o senso comum e agridem a realidade, o que não ajuda a encontrar saídas para o apagão político e administrativo.
Lula recorre ao mesmo expediente que usou em 2005 para evitar um processo deimpeachment, àquela altura legítimo diante da confissão pública do publicitário Duda Mendonça de que recebera o pagamento das campanhas que fizera pelo partido em conta no exterior, em flagrante caixa dois, confirmando o enredo do mensalão.
Lula intimidou a oposição e o estabilishment ameaçando “pôr o povo nas ruas”, valendo-se do simbolismo ainda latente da eleição de um operário para a presidência da República. Naquele momento, o temor de que o discurso das elites contra os mais necessitados, ao contrário de hoje, poderia encontrar combustão política.
Hoje o ex-presidente, nas quatro paredes de uma instituição que já honrou a categoria dos jornalistas, lidera um ato de desagravo à Petrobras, com apoio de “intelectuais de esquerda” velhos beneficiários dos patrocínios da empresa e provavelmente já nostálgicos da perda desse canal financiador.
Nas ruas, outrora monopólio do PT, uma tropa de militantes distribuindo pancadas em quem se arvorasse a protestar contra o governo. Tropa que o ex-presidente, de dentro da tricnheira improvisada e protegida, prometeu transformar em exército de sem terras caso as prometidas manifestações  peloimpeachment de Dilma se materializem.
A anunciada ação do “exército do Stédile” tinha sua avant première, enquanto o comandante dessa mílicia financiada para invadir propriedades rurais, ao seu lado, confirmava a disposição verbalizada pelo ex-presidente da República. É o que restou ao PT, dado o grau hierárquico no partido daquele que vocalizava a ameaça.
Na sequencia, o presidente do PT do Rio, o indefectível Washington Quaquá, reberverava o discurso de Lula mostrando-se pronto para “ir para a poprrada”, com quem nos provocar. E por provocação, leia-se, discordar do PT e exercer livremente o direito constitucional de protestar pacificamente.
Sem entrar no pormenor da qualidade do porta-voz carioca do partido, é de se notar a indigência de líderes no PT. Se é com eles que o partido esperar encontrar saídas para o calvário que criou para si mesmo, pode-se prever que, se resgate houver para a legenda, será antecedida ainda de longa penúria e exposição pública negativa.
De outro lado, a presidente Dilma Rousseff parece ter perdido o norte político de vez. Conseguiu em uma só declaração exibir grau de alienação preocupante. Justificou o rebaixamento da nota de crédito da Petrobras como medida de uma agência de risco que não sabe o que se passa na empresa – o que nem as paredes desconhecem.
E emendou com o otimismo de um “napoleão de hospício”: “Tenho certeza de que a Petrobras vai se recuperar disso sem maiores consequências”. É uma afirmação indiferente às consequências já em curso, que tornam a empresa a petroleira mais endividada do mundo, excluída das agendas de investidores, não só pelo descrédito, mas por imposição das instituições reguladoras dos mercados internacionais.
Em outra ação, o PT trabalha, em parceria com o governo, para politizar o novo enredo criminoso protagonizado pelo partido, com um discurso que iguala os acontecimentos na Petrobras, desde 2003, a períodos anteriores, em que a corrupção era pontual, não sistêmica. Não há esperança em relação às consequências jurídicas do processo judicial em curso, mas o partido insiste em sobreviver tentando terceirizar responsabilidades, aparentemente alienado de uma realidade que já o corrói junto à população.
Ao mesmo tempo, o governo opera uma complexa versão de acordos de leniência, polêmica no mundo jurídico, cujo objetivo central é o de evitar que empreiteiros presos há meses, e sem perspectiva de deixar o cárcere tão cedo, optem pelo regime da delação premiada, a exemplo do que outros já o fizeram.
Entre esses, o que mais parece assustar o PT é o empresário Ricardo Pessoa, da UTC, pelo potencial de fazer chegar ao governo Lula o escândalo na Petrobras. Do beco sem saída em que se encontra, o PT tece um labirinto para obstruir o processo legal, instalar o diversionismo e tentar escapar das consequências judiciais e políticas do que produziu, descuidado do principal – o dano eleitoral.
De um lado, Lula convoca milícias, verdadeiros exércitos paralelos, para a luta contra as elites, o que já lhe vale a prévia responsabilidade pelo que isso vier a produzir. De outro, a presidente Dilma mantém o discurso de céu de brigadeiro, traduzindo o ajuste fiscal como um estágio para um novo ciclo de crescimento e justiça social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.