SEGUIDORES

12 março 2015

O DIPLOMATA QUE TIROU UM BOLIVIANO DA PRISÃO NA BOLÍVIA // O GLOBO

Diplomata que ajudou fuga de boliviano vai integrar comissão

Eduardo Saboia foi convidado por Aloysio Nunes para participar de sua equipe no Senado

-BRASÍLIA- Protagonista da fuga do ex-senador oposicionista boliviano Roger Pinto Molina para o Brasil, em 2013, o diplomata Eduardo Saboia foi convidado e aceitou integrar a equipe do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), eleito ontem para presidir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado. Na época, o diplomata, que era encarregado de negócios do Brasil em La Paz, irritou o presidente Evo Morales e acabou criando um incidente diplomático entre o Brasil e a Bolívia.
O diplomata caiu em desgraça no governo por causa do auxílio na fuga de carro, mas argumentou que fora um ato humanitário para salvar a vida do senador. Molina estava há um ano e quatro meses recluso em uma sala da embaixada do Brasil em La Paz, aos cuidados de Saboia. Deprimido, com problemas de saúde e sem resposta para o pedido de asilo para deixar a Bolívia, Molina foi colocado em um carro e trazido para o Brasil escondido.
Condenado por prevaricação, Molina pediu asilo no Brasil alegando sofrer perseguição política. Saboia disse que “havia risco iminente à vida e à dignidade do senador”. O Itamaraty abriu um processo administrativo contra o diplomata, mas até hoje não houve desfecho. Sem ser indicado para novos postos no exterior, Saboia está lotado desde 2013 no departamento financeiro do Itamaraty, chamado pejorativamente de “departamento de escadas e 
corredores”.


— O convite é para corrigir uma injustiça e um desperdício. Ele fez o que a maioria de seus colegas no Itamaraty acha que é o certo — disse Aloysio.
Para oficializar a cessão do embaixador, o senador encaminhará um ofício ao ministério das Relações Exteriores por meio do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Saboia continua sendo um crítico ácido da política externa do governo Dilma Rousseff. Há alguns dias, publicou em sua página em uma rede social uma dura análise da situação atual: “É lamentável ver embaixadas e consulados à míngua, sem condições sequer de honrar contratos de luz e água ”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.