SEGUIDORES

18 abril 2015

LEVAR O BONDINHO ATÉ O LEME? // O GLOBO












Câmara do Rio deve votar essa semana projeto de lei que barra expansão do bondinho do Pão de Açúcar - Guito Moreto / Agência O Globo (21/05/2014)
RIO — A Câmara dos Vereadores do Rio deve votar ainda este mês projeto de lei que proíbe a expansão do teleférico do Pão de Açúcar até o Morro do Leme. A proposta do vereador Paulo Messina (SD) está em discussão há dois anos, desde que a empresa Caminho Aéreo Pão de Açúcar — que explora os bondinhos — divulgou uma proposta para expandir os serviços.
A ideia causou polêmica entre os moradores da Zona Sul, especialmente do Leme, preocupados com o impacto ambiental e no trânsito. Houve até mesmo campanhas em redes sociais contra o projeto, principalmente de integrantes do movimento SOS Leme.
O projeto chegou a entrar em pauta na última quinta-feira, mas a sessão caiu por falta de quórum. A proposta voltará à pauta após o feriadão da semana que vem. Um projeto conceitual, que motivou discussões, foi apresentado ao Exército e ao Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) dos morros do Leme, da Babilônia e de São João. O conselho gestor da APA chegou a emitir um parecer contrário ao projeto.

RESTRIÇÕES ÀS PROPOSTAS

A entidade tinha restrições a qualquer proposta para a expansão do serviço. As alternativas previam a construção de uma nova estação de passageiros na Praça Júlio de Noronha, ou de um ponto de embarque e desembarque na encosta do Morro do Leme. Após o projeto inicial, nenhum projeto mais detalhado foi apresentado ao Iphan ou à prefeitura.
Por sua vez, a Caminho Aéreo informou, por meio de nota, que o projeto para implantar a terceira linha do sistema está suspenso “sem previsão de ser retomado”. Mesmo assim, Paulo Messina disse que espera ter convencido os colegas a aprovarem o projeto.
— Embora o projeto não esteja nos planos atuais da empresa, não há nada que assegure que no futuro os planos não sejam retomados. O desejo da população é que essa linha não seja implementada — acrescentou o vereador.
A construção da estação do Leme já havia sido dificultada por outra medida do prefeito Eduardo Paes, que em janeiro restringiu novas construções na área, ao transformar a APA no Parque Paisagem Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.