Jan Saudek A sua fotografia está profundamente marcada por dois elementos: de um lado pela sua infância, quando, internado com seu irmão em um campo de concentração escapou por um golpe de sorte dos experimentos de Josef Mengele, e por outra, a visita à exposição "The family of man" em que ele trabalhou como uma expressão de uma profunda necessidade de harmonia familiar, e lhe abriu a perspectiva de expressar-se através da fotografia.Foi estudar na escola de fotografia industrial de Praga de 1950 a 1952, e seguidamente exerceu vários ofícios, tanto no campo como em grande número de fábricas. Ocupou-se da fotografia desde o começo da década de 50 e retrata em suas imagens a própria realidade.Saudek foi um dos primeiros fotógrafos Checos cuja obra foi conhecida no ocidente.Sua fotografia foi em princípio em branco e preto, mas logo passou para a colorida, e suas fotos giram em torno da sexualidade e da relação homem-mulher, a idade madura e a juventude, as roupas e a nudez. Em geral tirou partido dos antagonismos, para dar maior força à suas obras. (Google)
Retirei vários dos trabalhos deste gênio para fazer poesias, sátiras, brincadeiras em torno de seus motivos. Agradeço muito quando encontro figuras como ele, que sabem rir como ninguém do ridículo da Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.