Ejaculação e orgasmo ocorrem na maioria das vezes ao mesmo tempo. Mas isso não é obrigatório
Por Rodrigo Amorim
Ter uma ereção forte é sinal de orgasmo imediato, certo? Errado, garante o sexólogo e psicoterapeuta Moacir Costa. Segundo ele, se as mulheres reclamam que os homens não se empenham em conhecer seus corpos, elas também devem ficar mais atentas à anatomia, reforça. Para atingir o clímax, eles também precisam de intimidade e confiança na parceira.
O orgasmo masculino é uma sensação de prazer que, dependendo da excitação sexual e do grau de envolvimento com a parceira, chega a provocar uma redução do campo da consciência do homem por alguns segundos. "Às vezes o homem tem a necessidade de maior sensualização de todo o corpo e não somente da área genital. Também é possível ter prazer independente da ejaculação", afirma o especialista.
Na cama, as aparências enganam. "Ejaculação e orgasmo ocorrem na maioria das vezes ao mesmo tempo. Mas isso não é obrigatório. São mecanismos comandados por inervaçõeses diferentes", ensina.
Existem diferenças no orgasmo entre homens mais velhos e jovens. Os jovens, em decorrência das descobertas da sexualidade e com o chamado hormônio do desejo, a conhecida testosterona em alta, respondem muito facilmente a estimulação sexual. Sua ejaculação se dá de forma mais intensa, inclusive com líquido espermático em maior abundância. Já os que passaram dos 60 anos apresentam força ejaculatória e quantidade de sêmen menores. Há maior demora ejaculatória entre os idosos do que a observada nos jovens.
Independentemente da idade, no entanto, a ejaculação pode ocorrer sem ou até com pouco prazer. "Isso é comum nos homens que tem ejaculação rápida ou usam tranquilizantes e outras drogas, como álcool e maconha", afirma Moacir Costa.
A ejaculação rápida ou precoce masculina é fruto do estado ansioso e das preocupações com o trabalho ou dificuldades de relacionamento com a parceira. "O temor em não conseguir controlar a ejaculação aumenta a ansiedade, produzindo a adrenalina. O gatilho ejaculatório é disparado, ou ainda a ereção não se mantém pelo tempo necessário para o ato sexual", explica.
Além do prazer, o orgasmo proporciona ao homem a sensação de estima pessoal e confiança. "Nesse momento, o envolvimento afetivo com a parceira é importante para o equilíbrio emocional", lembra Moacir Costa. Esse é o maior segredo do orgasmo masculino, depende do nível de excitação sexual elevado do casal e a tranquilidade e descontração na hora certa.

Vcs homens poderiam nos ensinar como lhes dar maior prazer. Não consigo entender que a maioria dos homens tenham tanto pudor de falar sobre sexo. Sexo não é apenas para ser feito, é para ser falado, entendido, compreendido e, acima de tudo, aceito.
ResponderExcluirPor favor, corrija a concordância: a maioria dos homens tenha....
ResponderExcluirANONIMO 2 por mais que procure no texto do Rodrigo não achei este "a maioria dos homens tenha..."
ResponderExcluirGrande abraço
Sergio
Ah! tá, v. estava falando para ANONIMO 1...ok
ResponderExcluir