SEGUIDORES

07 outubro 2010

Mineiros chilenos mais perto da superfície...


Uma das máquinas que trabalham para perfurar um túnel de resgate para os 33 operários presos em uma mina no Chile está a menos de 100 metros de onde se encontra o grupo e deve alcançá-los no próximo sábado, informou o ministro das Minas, Laurence Golborne.
Golborne, no boletim diário que faz na mina San José, informou que a "perfuradora B", a mais sofisticada das três que trabalham no resgate, alcançou os 535 metros dos 624 totais.
O ministro não quis se comprometer com nenhuma data para o resgate dos mineiros, que serão içados pelo túnel criado, mas calculou que, no melhor dos casos, será dentro de dois ou três dias a partir de sábado e, no pior, deverá levar de oito a dez dias.
Expectativas
Ontem (6) chegaram à região da mina de San José 26 brigadistas que atuarão diretamente nos resgates. Segundo os comandos das operações, foram escolhidos os profissionais mais experientes. Apenas quatro descerão até o abrigo onde estão os mineiros para orientá-los sobre o uso da cápsula e a maneira como devem proceder.
No Acampamento Esperança, montado na região da mina e onde passaram a viver as famílias dos trabalhadores, o clima é de expectativa. Elizabeth Zegovia, mulher de um dos mineiros, e Hermínia Ramírez, irmã de outro, afirmaram ser impossível dormir nestas horas que antecedem o resgate. Elas disseram que só pensam no momento em que poderão encontrar os mineiros.
O resgate será transmitido ao vivo pelas autoridades chilenas. Nos últimos dias, foram intensificados os trabalhos de acompanhamento físico e psicológico dos trabalhadores.
Óculos especiais
Quando chegar à superfície, cada mineiro receberá os óculos de proteção da a fim de evitar qualquer dano ocular provocado por exposição à luz do sol, disse ontem Alejandro Pino, gerente regional da Associação Chilena de Segurança (ACHS).



Os óculos "protegem contra todos os raios ultravioleta, contra todos os graus de luz que há, contra luzes muito fortes e permitem a adaptação gradativa do olho à luminosidade, depois de um longo tempo na penumbra ou com pouca luz".
A questão da sensibilidade dos olhos é um problema esperado pelas autoridades envolvidas no resgate, já que os mineiros estão há semanas sem luz natural. O equipamento foi doado por uma empresa americana e no mercado custa 450 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.