Sem dizer em que parte do planeta está no momento (seria ainda a Bulgária?), nosso correspondente responde à pergunta da semana:
(Mauricio S. Viegas, por e-mail)
"É uma boa pergunta, my friend. Lamento, however, que ela se repita, de uma forma ou de outra, tão assiduamente. Deixe-me tentar explicar esse problema de uma vez por todas: como muitos de meus leitores sabem, jamais fui um colecionador de países. Therefore, nunca tive a preocupação de contá-los nem de colocar alfinetes em um mapa-múndi.
O número que se vê ao pé desta coluna é apenas o resultado de um levantamento superficial que fiz, nos anos 1960, a pedido de uma apaixonante repórter do jornal San Francisco Chronicle. Confesso que o produzi pelo único motivo de conseguir marcar um novo encontro com ela. Portanto, I’m afraid, ele não tem nenhum critério.
Nevertheless, surpreende-me o interesse das pessoas por tais pormenores. Assim, quando vi o seu e-mail resolvi dar uma olhada no atlas que existe na casa de tia Muriel. É um exemplar bem novo e atualizado. Constatei, inicialmente, que - oh, my God! - eu já estive em todos os países do planeta.
Se bem que, numa análise mais profunda, há uma série de incongruências. Já visitei, for instance, a União Soviética. E, como naquele tempo tanto a Geórgia quanto a Ossétia do Sul pertenciam à União Soviética, então deveria incluí-las em minha lista. Mas é claro que estive na Geórgia e na Ossétia mais tarde. Então, what I’m supposed to do? Excluir a União Soviética? Mas como, se eu a conheci?
Raciocínio um pouco diferente se aplica a Burkina Fasso. Eu não me lembro de ter ido a esse país. Mas, veja só: fui algumas vezes a Alto Volta, o nome anterior de Burkina Fasso. Então, será que conheço ou não conheço o país, dentro do critério simples de tê-lo visitado?
Do you see, Morris? Que inútil é encarar esse exercício! Visitar um lugar não significa conhecê-lo. Algumas vezes, nem mesmo visitá-lo 20 ou 30 vezes ajuda a formar uma impressão definida. In fact, my friend, nem se sabe quantos países existem. Diversas fontes confiáveis divergem sobre o tema.
A ONU conta 191, mas o Banco Mundial jura que são 229. A Fifa tem 209 países associados, mas, entre eles, quatro pertencem a nós, do Reino Unido. Porque, besides England, participam das competições mundiais a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte. Todos territórios da rainha Elizabeth!
De minha parte, dear Morris, prefiro acreditar nos números que me foram passados por mr. J. M. (um alto executivo da Visa, que prefere manter seu nome em sigilo). Segundo ele, estabelecimentos de 249 países enviam, mensalmente, suas faturas para a empresa.
Ora, me parece impossível inventar um país apenas para aceitar um cartão de crédito. Don’t you agree?"
*É O HOMEM MAIS VIAJADO DO MUNDO. ESTEVE EM 132 PAÍSES E 7 TERRITÓRIOS ULTRAMARINOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.