Anvisa pede que brasileiros evitem comer vegetais crus na Alemanha
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Após a Europa ter confirmado ontem (2) a 18ª morte por complicações causadas pela Escherichia coli (E. coli), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ministéio da Saúde pediram que os brasileiros que viajem à Alemanha evitem consumir vegetais crus, em especial pepinos, tomates e alfaces.
Em nota, a Anvisa declarou que " as informações estão sendo acompanhadas em tempo real pelas autoridades brasileiras" e, até o momento, "não serão adotadas medidas restritivas". Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), O Brasil não importa dos países europeus nenhum dos três tipos de alimentos indicados como fontes mais prováveis de contaminação.
Na terça-feira (31), quando ainda acreditava-se que a fonte do surto de E. coli fossem os pepinos exportados por agricultores espahnóis à Alemanha, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou à Folha que o Brasil importa apenas pepino na modalidade em conserva da Espanha.
Segundo o órgão brasileiro, entre janeiro e abril desse ano foram comprados mais de oito mil quilos do produto. No ano passado, o Brasil importou mais de 12 mil quilos de pepino em conserva.
TRANSMISSÃO
Os alertas do governo brasileiro chegam no mesmo dia em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que a letal bactéria intestinal E. coli Enterohemorrágica (EHEC) pode ser transmitida de pessoa para pessoa, seja através dos sedimentos ou por via oral.
A E. Coli simples é bem menos prejudicial, pode dar diarréias normais.
"Este tipo de transmissão nos preocupa e, por esta razão, queremos que se reforcem as mensagens relativas à higiene pessoal", declarou a epidemiologista da OMS, Andrea Ellis.
Ellis afirmou que, neste caso, é crucial lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de tocar nos alimentos.
A epidemiologista confirmou ainda que, por enquanto, todos os casos estão relacionados de alguma forma com o norte da Alemanha --mantendo a exposição à bactéria limitada a essa área.
Editoria de Arte/Folhapress


\o/
ResponderExcluir