SEGUIDORES

12 janeiro 2015

CUIDADO AO TOMAR SOL... (UOL)

Não existe bronzeamento saudável


Quanto mais tempo sob o sol, maior a exposição da pele aos raios solares UVA e UVB, os primeiros mais intensos entre as 7h e 19h e o segundo após o meio-dia até as 16h, que causam os problemas já apontados. 
Portanto, a conhecida recomendação de encarar o sol até as 10h e depois das 16h só ajuda a se proteger dos raios UVB, não dos que causam envelhecimento.
"Não existe bronzeamento saudável. Você estará envelhecendo a pele precocemente ou se preparando para ter um câncer de pele. A ação dos raios solares provoca envelhecimento precoce ou dano da estrutura do DNA, que pode acarretar na formação do câncer de pele", afirma Lobão.
Há dois tipos de câncer de pele: o melanoma e o não-melanoma. O câncer do tipo melanoma tem maior incidência entre brancos e é considerado mais mortal por ter maior poder de destruição do local onde nasce o tumor --especialmente na boca, nariz e próximo aos olhos-- porque literalmente vai 'comendo a pele'. Entretanto, sua incidência no Brasil é de apenas 4% entre os casos de câncer de pele.
Já o câncer não-melanoma é o câncer mais frequente no Brasil, correspondente a  25% de todos os tumores malignos registrados no país, e atinge com maior frequência pessoas acima dos 40 anos, segundo o Inca. Este tipo de câncer é caracterizado por pintas escuras.
Manchas na pele e sinais que surgem depois da exposição ao sol devem sempre ser avaliados por um dermatologista, principalmente se mudarem de cor ou de tamanho, se coçarem e se suas bordas tornarem-se irregulares com o tempo. Feridas na pele que não cicatrizam após 15 dias também devem ser alvo de atenção. Estas características podem indicar câncer de pele não-melanoma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.