SEGUIDORES

07 janeiro 2015

É O TIPO DO ASSUNTO CONTROVERSO.... (FOLHA SP)

Opinião: Com risco ou não, mulher tem o direito de escolher a cesárea

POR FABIANA FUTEMA  (FOLHA SP)
07/01/15  15:22
Ouvir o texto
Enfermeira cuida de recém-nascidos no berçário do Santa Catarina (Foto: Joel Silva - 1º.ago.2008/Folhapress)
Enfermeira cuida de recém-nascidos no berçário do Santa Catarina (Foto: Joel Silva – 1º.ago.2008/Folhapress)
Não questiono a necessidade da criação de medidas para reduzir o número de cesáreas no país. Só não concordo com a crucificação das mulheres que precisam ou mesmo escolhem ter seus filhos por esse método.
Não sou ingênua, sei que é bem prático para os médicos marcarem a hora e dia do nascimento do bebê.
Sei que alguns profissionais usam argumentos incorretos para convencerem suas pacientes a desistirem do parto normal. Dizer que o bebê está sentado ou que o cordão está enrolado no pescoço são algumas dessas justificativas.
E sim, a cesariana eleva o risco de partos prematuros, que o que pode afetar a saúde do bebê.
Mas também há médicos honestos que sabem dos riscos da gestação de suas pacientes. E sabem que a cesariana pode ser uma forma de garantir um parto mais seguro para a mulher e seu bebê.
Na lista de medidas anunciadas pelo governo para reduzir o número de cesarianas está a obrigação dos planos de informarem às pacientes o número de partos desse tipo realizados por médicos e hospitais.
Se a mulher não tiver um médico de confiança, esse tipo de informação pode ser muito útil mesmo. Mas se a paciente já tem um médico no qual confia, será que vale trocar por um outro só porque sua taxa de cesáreas é elevada?
E por último, há mulheres que preferem a cesárea mesmo tendo condições médicas de terem um parto normal. Se sabe dos riscos da cesárea, mas se mesmo assim escolhe por superstição, medo ou até a comodidade do agendamento, o problema é dela. Devemos chamá-las de egoístas e irresponsáveis? Eu não condeno. E abomino qualquer tipo de patrulha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.