SEGUIDORES

02 fevereiro 2015

SENHORA JUSTIÇA: PRESSA, POR FAVOR.... (ÉPOCA)


39 deputados federais respondem a processos criminais

Levantamento foi feito pelo G1 em tribunais do país. Parlamentares foram eleitos em outubro de 2014

REDAÇÃO ÉPOCA
02/02/2015 12h42
Kindle
Share0
PODER Um solitário deputado no plenário do Congresso.  É no Legislativo que se tomam  as decisões que mais influenciam nossa vida (Foto: Ed Ferreira/Estadão Conteúdo)
Dos 513 deputados federais eleitos em outubro de 2014, 39 deles respondem a processos criminais na Justiça. O levantamento foi feito pelo portal G1 e divulgado nesta segunda-feira (2). De acordo com a pesquisa, eles são acusados de crimes como compra de votos, abuso de poder econômico, violência doméstica, formação de quadrilha, entre outros (infográfico especial mostra quem são e o que dizem os parlamentares. Navegue aqui).
O número é menor se comparado à última pesquisa, feita em 2011, quando 59 deputados federais eleitos respondiam a alguma ação penal. Esta é a terceira vez que o G1 faz o levantamento.
>> Entenda a metodologia usada pela reportagem
Conforme o G1, os dados do levantamento incluem processos nos tribunais de Justiça, tribunais regionais eleitorais (TREs), tribunais regionais federais (TRFs), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF). Todas as ações tramitam na segunda instância. Os deputados ainda não foram condenados em definitivo, podendo apresentar recursos contra as acusações. A reportagem não consultou ações na área cível, somente na área criminal.
O juiz Márlon Reis, criador da Lei da Ficha Limpa, considera "significativa" a queda no número de processados em quatro anos, mas afirma que o número ainda é alto. “Espero que seja uma tendência, mas lamento ainda o grande número. Não deveria ter nenhum. Independentemente da aplicação da Lei da Ficha Limpa, é importante que o eleitor verifique as informações sobre o candidato”, disse ao G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.