SEGUIDORES

24 março 2015

PENSANDO NA VENEZUELA..... / UOL



Clique Ciência: é errado jogar papel higiênico na privada?
4

Tatiana Pronin
Do UOL, em São Paulo

 Ouvir texto

0:00
 Imprimir Comunicar erro

  • V. JÁ FEZ SUA DELAÇÃO PREMIADA HOJE?
    Getty Images
A maioria dos brasileiros joga papel higiênico usado no lixo, algo que é encarado com surpresa por americanos ou europeus que vêm fazer turismo por aqui. É que, nesses países, quase todo mundo joga tudo na privada, e morre de nojo de pensar em manusear o cesto com resquícios de fezes diariamente. Mas, afinal de contas, qual a atitude mais correta?
Evitar o descarte no vaso sanitário, no Brasil, é algo que está ligado a um motivo muito simples: pouco mais da metade das casas têm acesso à rede coletora de esgoto. Em 2013, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só 63,5% da população contava com esse luxo. Na região Norte, o total não chegava a 20%.
Não se trata apenas de lugares pobres. Você pode passar as férias em uma bela casa no litoral norte de São Paulo e descobrir que, lá, xixi e cocô são direcionados para fossas sépticas, tanques enterrados no quintal com substâncias que digerem os sólidos, permitindo um descarte mais seguro para o meio ambiente. E a questão é que o papel higiênico pode entupir as fossas, prejudicando todo o processo.
Já para quem conta com rede coletora de esgoto, jogar papel higiênico na privada está liberado com algumas ressalvas. Veja a resposta da Sabesp, empresa de saneamento paulista, para a pergunta:
"O papel higiênico pode ser jogado na privada, quando não houver problemas com entupimento na rede interna, o que ocorre somente em redes domiciliares antigas e com traçado com muitas curvas. Em geral, em prédios, devido à maior pressão da água e os desníveis elevados, não há obstruções por este resíduo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.