SEGUIDORES

13 janeiro 2007

Tipos & Tripas (SRebouças)

À viva voz, eu me reconheço um estorvo para a minha própria inteligência. Se recebo um comentário mordaz, injusto ou mal colocado, as pás do meu pensamento como que se travam...e eu fico sem a reação que tempos depois explode, mas aí, sem mais valia, já fora do cenário. Eu sempre fui assim, um parvo ao ser magoado. Depois passo horas, dias, concertando uma resposta demolidora àquela ofensa...
Existe uma linha nada tênue entre a ofensa e a ironia. Idem para a ironia e o sarcasmo. Você pode ser ofensivo, ironizando alguém ou algo, mas também pode estar coberto de razão, e a burrice, a falta de recursos intelectuais da pessoa ou pela coisa da pessoa atingida, repercutir exageradamente. O sarcasmo e a ironia podem ser ofensivos ou incomodativos para certas pessoas, mas são antes de mais nada atributos de inteligência. O tapado, o opaco, o limitado são incapazes de fazer uma ironia, um sarcasmo, eles simplesmente são nulos neste capítulo.
Mas a minha principal preocupação mora ao lado, naquele ou naquela personagem, armados de donos do jogo, a fazerem-se vestais da moralidade pública - aá já não dá mesmo pra aguentar.
Aqueles que todos poderosos se arvoram em bedel de escolinha de adultos (onde a maioria seria de excepcionais, visto que só sabem emitir um LOLOLOLOL e enviar beijinhos) e querem estabelecer regras de condutas no 'MEU' blog, modos de se referir a certas coisas no 'MEU' blog, etc.
Eu aqui neste pobre e despretencioso blog não me reprimo a nada nem a ninguém. Não tenho crises de consciência, não brigo comigo mesmo, meu instinto é melhor utilizado do que dando chicotadas no meu próprio lombo com um incenso de sândalo ao fundo, tão ao gosto dos indianos e daqueles outros que, sentindo 'frio en el alma' se cobrem com um mantra bem grande.
Minhas perplexidades de vida e de porquês não inclui certamente o sargentismo de falso puritano desarvorado nesta vida até complexa que vivemos. Afinal, há coisas que não se recuperam, "a pedra arremessada, a palavra dada, a ofensa cometida "...e o resto perguntem ao dr. Alzheimer...




"Diariamente tenho longas conversas comigo mesmo, e sou tão inteligente que, às vezes, não entendo uma palavra do que estou dizendo."
Oscar Wilde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.