SEGUIDORES

31 outubro 2010

UMA BOLAÇÂO: fotos aéreas do dia-a-dia (OBVIOUS, claro)

O quotidiano incomum – fotografias de Lucie e Simon

Lucie e Simon procuram contar histórias. Pequenos apontamentos retirados, sem contexto de qualquer espécie, da vida de personagens fictícias. E apresentam-nos as personagens certas em universos que nos são familiares. Fotografias do quotidiano, em quartos, baloiços, mesas de pequeno-almoço ou à beira do lago. São pormenores de uma vida que poderia ter sido a nossa, é certo, mas vistos de cima, num lugar a que, geralmente, só os deuses têm acesso.
O ensaio fotográfico “As Vertigens do Quotidiano” foi trabalhado pelos dois artistas durante dois anos, entre 2007 e 2009. Ao longo das várias fotografias, Lucie & Simon agarram de forma desconcertante o espaço vulgarmente privado e os desejos voyeurs de todos nós. A intenção é declarada pelos próprios: “criar um universo misterioso” a partir de cenas do dia-a-dia.
O pormenor que marca a diferença, tanto a nível estético como conceptual, é a escolha da perspectiva. O ponto de vista vertical, com lugar no céu ou no tecto, permite dar novas representações a objectos comuns e retirar do contexto pormenores quotidianos. Lá em baixo, as cenas do quotidiano dispõem-se em enquadramentos perfeitos, colocando a dúvida sobre o que é real e simbólico, quotidiano ou artístico. Em paralelo, a ausência das regras habituais de fotografia, como o espaço, perspectiva ou profundidade de campo, contribuem para o sentimento de “vertigem”.







Mais em:
http://obviousmag.org/archives/2010/10/o_quotidiano_incomum_fotografias_de_lucie_simon.html#ixzz13yyXmm9I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.