No Islã, as letras e palavras faladas ou escritas adquirem em suas formas, tamanhos, música e cores o papel central na concretização das mensagens e princípios da religião e cultura árabes. Esse movimento pôde emergir porque, ao contrário de muitas religiões, desde seu início, os líderes muçulmanos desincentivaram o uso de imagens de figuras temendo que tivessem usos e fins idólatras. Desta feita, a caligrafia e os sinais gráficos da língua obtiveram lugar de destaque na convergência dos sentimentos visíveis e concretos das mensagens do Qur’an.
A feitura dos caracteres confere à escrita árabe peculiaridades que a torna sobremaneira elegante e, como foi dito, o lugar de destaque que as palavras têm dentro no Islã, incentivaram os usos artísticos do alfabeto como pinturas, tapeçarias e pratarias, ou seja, a construção das palavras tornou-se arte, a arte visual da escrita. Uma arte símbolo de unidade, beleza, cultura e poder; convergindo tanto os falantes da língua quanto os mulçumanos de todo o mundo incorporando estéticas e integrando conhecimento artístico com o acadêmico de uma cultura onde as formas escritas servem à transcendência do dito ou do objeto representado.
Mais em: http://obviousmag.org/archives/2007/08/caligrafia_arab.html#ixzz15m6WBG9t
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.