SEGUIDORES

05 dezembro 2010

Camisinha, verdades e mentiras. Por Charles Rojtenberg , sexólogo e psiquiatra

Nos carnavais é quando ouvimos mais sobre a camisinha. As propagandas a favor da camisinha parecem as histórias de Papai Noel e do Coelho da Páscoa. Os Governos fizeram distribuições de camisinhas em festas de carnaval e bailes públicos, viraram um acessório no carnaval. Entrevistas foram realizadas com frases do tipo "camisinha nele" "proteja-se contra a AIDS” , "sexo seguro sem camisinha não existe" e muitas outras que nem vale a pena mencionar.
O fato é que está acontecendo um grande engano com tudo isso. É claro que a camisinha é importante para prevenção de muitos fatores como:

1) Gravidez indesejada
2) Algumas DSTs
3) Auxiliar na resposta da ejaculação precoce.

Mas dizer frases do tipo "faça sexo seguro use camisinha" é um erro!

A camisinha é um fator de proteção, mas não é tudo.

A maior proteção para as DSTs e AIDS são as suas seleções de parceiros(as), e mesmo assim podem estar equivocadas. AIDS não tem cara, qualquer um pode ter. Um cara forte e pintoso, uma mulher linda ou atraente pode estar com o vírus, ser portador, passar para todos e não sofrer com o vírus. Além do mais, para saber se há contaminação ou não são necessários 3 meses de abstinência sexual entre as relações sexuais. Traduzindo, você teria uma relação sexual, ficaria 3 meses sem ter outra relação, faria o teste e somente então teria certeza de estar contaminado ou não. Por que tudo isso? Simples, porque o vírus fica sem aparecer em exames por 3 meses.
Quer se proteger da AIDS ? Só existe uma maneira. Não faça sexo! Atualmente sexo é risco. A única postura que podemos ter é reduzir os riscos, reduzir a promiscuidade, ser fiel a um parceiro(a), não usar drogas injetáveis com seringas compartilhadas e mesmo assim ainda estaremos sujeitos a contaminação. Basta um acidente de trânsito e um sangue doado de forma equivocada para se pegar o vírus...
As propagandas que estão na mídia apenas iludem e enganam as pessoas. Alega-se que se você usar a camisinha estará seguro. Não acredite nisso! É como se dissessem:
"- Está de camisinha? Então fique tranqüilo, você não corre riscos".
É claro que corre riscos sim!
O ato sexual não é somente o pênis dentro da vagina ou do anus, ele envolve muitos outros fatores como troca de secreções ( sexo oral, beijos), arranhões, carícias intimas e outros pequenos acidentes ou lacerações, principalmente por quem gosta de uma prática sexual mais "forte". Qualquer situação pode ser uma via de transmissão, não é somente o pênis ejaculando.
Costumo observar que as prostitutas ou até mesmo as meninas fazem sexo oral e somente na hora de penetrar usam a camisinha, um erro! Sexo oral pode transmitir o vírus. O certo seria fazer sexo oral com proteção o tempo todo e não somente na hora de penetrar.
Portanto, tome muito cuidado, mesmo de camisinha. Não acredite que está 100% seguro se estiver usando uma. Você está simplesmente diminuindo a probabilidade de contaminação, que é bem diferente de dizer que você está evitando ser contaminado e seguro.
Não acredite em tudo que se coloca na mídia, lembre-se que por traz de tudo isso existem indústrias, os governos, religiões e outros que ganham dinheiro com isso, eles querem vender os seus produtos como única forma de estar seguro. Lembre-se que a camisinha é um produto.
Tenha consciência . Use camisinha sim, em todas as relações. Se com ela você corre riscos, imagine sem ela. Mas não tenha promiscuidade em sua vida sexual e faça sexo com consciência. Que é bem diferente de fazer sexo seguro, não existe sexo seguro hoje em dia!
Não deixe de viver sua vida sexual por isso também, apenas conscientize-se, leia, estude, procure se informar. Infelizmente hoje em dia não podemos ter uma vida sexual "livre", somos obrigados a abandonar algumas práticas perigosas a nossa vida, principalmente se não temos isso com um parceiro ou parceira fixa.

Cuide-se:

"O que importa é não é o que fazem de mim,
mas sim, o que eu faço daquilo que fazem de mim"
Jean Paul Sartre





Por Charles Rojtenberg , sexólogo e psiquiatra

3 comentários:

  1. PÉSSIMAS DICAS, só servem para discriminar as pessoas! Camisinha é a melhor proteção SIM. É um grande absurdo você recomendar abstinência para as pessoas sexualmente ativas, sendo que o intuito é ter vida sexual protegida e não virar um celibatário. E dizer que acidentes de carro e doação de sangue de forma equivocada são formas de transmissão?? Absurdo!!! Você está muito desinformado! Se atualize, pois as informações da década de 80 são retrógradas. Já esteve em um laboratório de retrovirologia? Já manipulou culturas de vírus? Já estudou retrovirologia ou sabe apenas quem é o HIV? Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Só rindo duma coisa dessas!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.