SEGUIDORES

11 dezembro 2014

"FULANO FECHOU-SE EM COPAS".... (REVISTA VEJA / SÉRGIO RODRIGUES)

De onde saiu a expressão ‘fechar-se em copas’?

copas
“Professor, ouço com frequência, especialmente em política, que fulano se recolheu em copas, beltrano vai se recolher em copas etc. Donde vem e o que significa a expressão?
Por exemplo:
‘… com a renúncia, ele (o Papa Bento XVI) vai se recolher em copas’;
‘… para não ouvir provocações ou vaias, os governistas acharam por bem se recolher em copas’;
‘Foi um recado para Lupi se recolher em copas?’.
Abraço.” (Paulo Pinto)
A expressão tradicional – e bastante antiga – é “fechar-se em copas”, com esse “recolher-se em copas” citado por Paulo, de idêntico sentido, desempenhando papel de variante.
“Fechar-se em copas” é a locução que o Houaiss registra, com duas acepções: “tornar-se silencioso, calado” e “tornar-se aborrecido, zangado”. Esta última, ligada à ideia de ficar emburrado, e portanto amuado e silencioso, é menos usada.
Gosto mais da definição oferecida pelo filólogo Antenor Nascentes em seu “Tesouro da Fraseologia Brasileira”: “Não dizer o que sente, ficar calado, abster-se, guardar segredo”. Basta acrescentar a noção de “sair estrategicamente de cena, retirar-se” para que a carga semântica da expressão fique redonda.
A origem de “fechar-se em copas” comporta alguma controvérsia, mas provavelmente está num velho jogo de cartas. Segundo Nascentes, o famoso dicionarista português Francisco Júlio de Caldas Aulete a considerava uma expressão tirada do voltarete, jogo de baralho hoje caído em desuso, mas em voga no século XIX.
A tese da expressão oriunda da mesa de jogo me soa mil vezes mais simpática do que sua alternativa, que o autor do “Tesouro…” expõe assim: “Há quem julgue corruptela de ‘meter-se nas encóspias’. Encóspias, peças com que os sapateiros alargam as botas quando lhes põem a sola, é palavra menos conhecida; daí a substituição”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.