SEGUIDORES

17 dezembro 2014

REAPROXIMAÇÃO DOS USA E CUBA? COITADOS DOS NOSSOS BOLIVARIANISTAS... (ISTO É)

Obama anuncia reaproximação com Cuba e indica futura retomada de relações diplomáticas

Anúncio ocorre após troca de prisioneiros entre os dois países. Embargo já dura mais de 50 anos

Da redação, com AFP
obama.jpg
Os Estados Unidos e Cuba iniciaram uma aproximação histórica nesta quarta-feira, se encaminhando para retomar os laços diplomáticos e aliviar as cinco décadas de embargo comercial americano contra seu vizinho comunista. 
Na sequência de uma troca de prisioneiros, autoridades americanas informaram que o presidente Barack Obama estava pronto para negociar os termos para reabrir a embaixada dos Estados Unidos em Cuba, que está fechada desde 1961.

"Através dessas mudanças, tentamos criar mais oportunidades para os povos americanos e cubanos e iniciar um novo capítulo", afirmou Obama em pronunciamento na Casa Branca.

O embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos depois do fracasso da invasão à ilha, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro em 1961, que ficou conhecida como o episódio da Baía dos Porcos.

O presidente dos EUA afirmou ainda que o papa Francisco e o Vaticano desempenharam um papel fundamental como intermediários para esta aproximação histórica. O papa também enviou carta com um apelo pessoal a Barack Obama e a Raul Castro e o Vaticano acolheu delegações dos dois países para finalizar esta aproximação.

"As sanções dos Estados Unidos têm tido pouco efeito", afirmou Obama. "Nem os americanos nem os cubanos são bem-servidos por essa política iniciada antes que tivéssemos nascido."

O presidente dos EUA disse que instruiu seu secretário de estado, John Kerry, a tomar as "providências necessárias" para iniciar conversas com o objetivo de reabrir a embaixada americana em Havana. Essas conversas, segundo Obama, serão o primeiro passo para a retomada de relações diplomáticas.

Para colocar fim ao embargo, entretanto, o Estados Unidos precisarão da aprovação do Congresso. Esse movimento pode se mostrar mais difícil, uma vez que os republicanos, opositores de Obama, têm maioria na casa dos representantes.

Nesta quarta-feira, Obama também anunciou uma série de medidas para facilitar o comércio, as viagens, o envio de dinheiro e o apoio às telecomunicações em Cuba. Mais importante: o presidente americano disse que os EUA vão analisar, "sob a luz da lei", o que pode ser feito para que Cuba não seja mais considerado um país "patrocinador do terrorismo".

Além da troca de prisioneiros entre EUA e Cuba - que inclui um agente americano não identificado que estava preso há 20 anos na ilha -, o governo cubano concordou em libertar 53 presos políticos. "Um certo número desses indivíduos já foi libertado e esperamos continuar a ver as libertações prosseguirem", disse um alto funcionário do governo dos EUA.

Apesar da histórica reaproximação, Obama disse não esperar que a relação entre os dois países mude "da noite para o dia". "Não tenho ilusões sobre as barreiras à liberdade que ainda existem para cidadãos cubanos", afirmou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.