A HISTÓRIA DA PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO DO RIO DE JANEIRO TV TUPI CANAL 6
A data redonda de sessenta anos da inauguração da televisão carioca foi celebrada com o lançamento do livro “TV Tupi do Rio de Janeiro, uma viagem afetiva”, de Luis Sergio Lima e Silva, escrito para a Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
Em 20 de janeiro de 1951, data da fundação da cidade, a TV Tupi Canal 6, foi inaugurada na Praça Mauá, no prédio da Avenida Venezuela, com antena instalada no Morro do Pão de Açúcar.
A televisão ao vivo e em preto e branco, completamente artesanal e experimental, foi o alicerce para a ação dos bravos pioneiros comandados por Assis Chateaubriand, que deu a identidade ao revolucionário meio de comunicação.
Hoje, em plena era da televisão industrial, os primeiros passos da TV Tupi, precária e corajosa, são considerados fonte de pesquisa e constatação da implantação do poderoso veículo, cuja criatividade e ousadia deixaram marca indelével.
Dezoito pioneiros deram depoimentos para a confecção do livro, ajudando a contar a trajetória de 29 anos de existência do canal 6, são eles: Adonis Karan, Almeida Castro, Aparecida Menezes, Aracy Cardoso, Bibi Ferreira, Doris Monteiro, Fernanda Montenegro, Flavio Cavalcanti Jr, João Loredo, José Bonifácio de Oliveira, Lídia Mattos, Maria da Glória, Maria Pompeu, Maurício Sherman, Neila Tavares, Neyde Aparecida, Osmar Frazão e Sérgio Britto.
Igualmente colaboraram com informações e material de seus acervos particulares: Alexandre Freitas (por Gilberto Martinho), Cidinha Campos, Dirceu Camargo, Eva Todor, Léa Penteado, Luiza Biá, Norma Blum, Nelson Hoineff, Thereza Amayo e Yoná Magalhães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.