SEGUIDORES

26 abril 2007

Esbulho à Vida (SRebouças)

A base aliada do governo vai trabalhar para derrubar, no plenário do Senado, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) aprovada nesta quinta-feira pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal no país. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que os governistas vão apresentar emendas ao texto e buscar apoio dentro da própria oposição para que a matéria não seja aprovada."O governo tem posição clara contra a redução da maioridade. O governo entende que o caminho para resolver essa questão é fazer um trabalho de educação, integração do jovem, criar oportunidades para um outro encaminhamento da questão, e não a vingança da sociedade, a reclusão do jovem. Vamos atuar no sentido de barrar o máximo possível o encaminhamento dessa questão", disse Jucá.O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) criticou o texto do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), aprovado pela CCJ, que inclui o tráfico de drogas entre os crimes que podem levar os maiores de 16 anos para a cadeia."Uma parte dos jovens acima dos 16 anos, especialmente de famílias desestruturadas, muitas vezes estão aliciados pelo narcotráfico. Não devemos tratá-los como criminosos de alta periculosidade. É uma absoluta irresponsabilidade, não vai resolver o problema da violência no país", disse.

Enquanto os nossos políticos, morando em lugares protegidos, contando com uma equipe de seguranças, ganhando um bom salário (que parece que está para sofrer novo aumento), procuram fazer politicagem de ONGs, esquecem-se de que o povo é vítima dos marginais abaixo de 18 anos, que já são homens na sua estrutura física, já são capazes de fazer filhos e cometer crimes até com requintes de crueldade, e são usados pelas quadrilhas como ponta de lança na culpabilidade quando apanhados, porquê contam com a relativa impunidade dos coitadinhos. Até quando o povo vai aguentar calado o esbulho de seu direito à Vida, ao simples existir na sociedade? Um palito de fósforo apenas numa imensa caixa, aquela criança de 6 anos arrastada por quilômetros das ruas do Rio de Janeiro, hoje apenas uma lembrança quase apagando...E foi há tão pouco tempo!!!

Felino (SRebouças) foto Saudek

Chega-te, felinamente chega
Meu amor de contrabando
Vem estar c'o a tua nega
Que eu estou te esperando...
Chega-te, bem felinamente
Para o meu fruto colher...
Pra fazer gostosamente
O meu sangue ferver...

25 abril 2007

Prece (SRebouças)

Cruz Credo, Ave Maria, que horror
Como posso rezar assim?...
Senhor Deus do meu amor
Tira esse anjo de mim...

Cresce, meu Filho... (SRebouças) foto saudek

Cresce, meu bem, cresce
Cresce e logo aparece
Mamãe umas cuecas vai te dar
com bolsos pra dólares guardar
Resultado do tanto economizar
Dos bolsos otários por aí...
E se te candidatares
Nestes meios eleitoreiros
Que seja pelo PTBI
Partido dos Trambiqueiros Brasileiros
Do Amapá ao Chuí...

No Futuro (SRebouças) foto Saudek

Daqui a tres ou quatro re-encarnações
Vela? só pra velar defunto...
Eu vou ter as emoções
Das novelas globais
Dos tele-jornais
Recheados de assuntos...
Esta desgraça há de acabar...
E eu hei de lá estar!...

Às ordens (SRebouças) foto Saudek

Se sou homem, se sou mulher
Isto depende do que v. quizer...

Interrogação (SRebouças) foto Saudek

Meu Deus! Como é que a cegonha pode caber aqui?!

Convicção (SRebouças) foto Saudek

Eu não devia, eu sei que não devia...
Aquela barrinha de chocolate ao leite
Ela me olhava, ela me dizia:
Sou tão pequenina, teu puro deleite...
E eu não resisti, abri e comi
E até os dedos lambi...
Mas tinha de acontecer,
Não se há de sempre vencer...

24 abril 2007

Depois (SRebouças) foto Saudek

Isto aqui está de lascar:
Se são duas, se são dois...
Só depois de as roupas tirar
Pra se espantar depois...

Constatação (SRebouças) foto Saudek

-EU FICO COM O PINCEL
E VOCÊ COM A BROXA...
-Ó MULHER, EM NOME DO CÉU,
QUE V. ASSIM ME DEBOCHA...

Pudicícia pra quê? (SRebouças) foto Saudek

Vejam que foto mais linda, enternecedora mesmo: o menino nu, a menina totalmente vestida...e onde algum tipo de espanto, ou constrangimento, ou vergonha? Parecem crianças de circo, a julgar-se pelos trajes da menina e todo o envolvimento da foto. Ignoro o motivo da fotografia, a intenção do autor, mas uma coisa é certa: o garoto deve passar por uma cirurgia de fimose antes de ingressar no mundo que aqui, retratado, não existe....

Precisa-se (SRebouças) foto Saudek

PRECISA-SE DE MOÇA DISPOSTA,
COM PEITO PRA TRABALHAR,
MOÇA QUE SE NÃO ENCOSTA
NO BALCÃO, ALHEIA, A CISMAR
PENSANDO NOS NAMORADOS
COM UMA SAUDADE ÁVIDA
DE CARINHOS DESTINADOS
A FAZER MAIS UMA GRÁVIDA...

21 abril 2007

As Mil Caras (SRebouças)

Sempre me fascinaram os artistas que parecem buscar, a cada filme ou peça de teatro, uma nova aparência, uma nova cara. A maioria parece que muda apenas numa entonação de voz, numa variedade de trajes, numa armação de óculos, na tonalidade dos cabelos...Atores como este que mostra o post, Johnny Dep, são exatamente aquilo de que estamos a falar. Que inesgotável variedade de expressões corporais, de fisionomias, a ponto de muitas vezes ele se tornar práticamente irreconhecível...Quem não se lembra de Edward-Mãos-de-Tesoura?...O Pirata do Caribe?...Aqueles detetives todos diferentes dos filmes policiais?
A gente chega a ansiar pelo próximo filme deste duende.

20 abril 2007

Decidida, esta... (SRebouças) foto Saudek

Comigo é assim: não levo desafôro pra casa.
Quem vier com a farinha leva os biscoitos na lata...

Orquestrando o barulho (SRebouças) foto Saudek

Mas que grande barulheira
Fazem tão belas meninas...
Deviam tocar na feira
Suas músicas divinas...
Turma de desafinadas
Que trinca de amargar!...
Do trombone à clarinada
Surdos nós vamos ficar!...

Fan&atismos (SRebouças)

A mim me dá muito medo estes grandes movimentos de massas populares. Fardados ou civis, aquele montão de gente participando de uma ação ou manifestação, em geral nada voltada para o bom, o contemplativo, o espiritual, aquilo já me faz sofrer dos nervos. Esta maneira de rezar sempre e ritualmente voltada para Meca, lado a lado, aquela turba de homens (pois as mulheres estão excluídas, seres inferiores que são) e neste caso específico uniformizada como uma imensa torcida de futebol nos estádios, a desenhar a bandeira iraniana...isto nos traz um ranço muito forte de fanatismo, que é uma das piores manifestações da habilidade do Homem em semear desgraças, destruição e morte às expensas do ponderado, do bom senso, do ato válido e bom, como tantos profetas pregaram à exaustão. O homem, na coletividade, tende para o Mal e o destemor da impunidade de seus atos. Ganha coragem para fazer coisas que sózinho não pensaria em fazer.

18 abril 2007

Rococó (SRebouças)

Ó senhora minha, com frio deveis estar ...
Deixai que a agasalhe com o calor
Deste meu fato, talvez excessivo
Mas que a vosso modelo venha faltar
(Neste meu esfôrço opressivo)
Pano a menos que meu amor!...

10 anos pataxós (SRebouças)



Na Virgínia, EUA, aconteceu uma tragédia já sobejamente anunciada: o maluco Cho-XX-XXX, de 23 anos, já mostrava antes desta imensa tragédia, sinais de que havia algo de muito podre no reino da sua dinamarca...mas nada foi feito, cada um cuidou da sua vida, ninguém o submeteu a avaliações psiquiátricas ou se foi submetido nada foi providenciado como é de rotina, e tudo vai continuar na mesma, seja num campus, do alto de uma torre, num supermercado, num banco... Outros desajustados entrarão em lojas como a da foto, comprarão armas e executarão mais inocentes. Cerimonias ecumênicas serão realizadas, velas acesas, atitudes e expressões de profundo pesar e vida que segue. No país da Democracia, onde qualquer um pode comprar quantas firearms quiser, sem nenhum tipo de contrôle, as coisas continuarão assim. No Brasil, país mais organizado, onde qualquer cidadão de bem dificilmente consegue comprar uma arma, ao contrário dos marginais, que as compram em status de superioridade às nossas forças de polícia organizadas legalmente, bastam alguns litros de álcool comprados num posto de gasolina para fazer churrasco de um cidadão (um mero indio de 44 anos) por quatro desocupados mentais da classe média alta com raízes no Governo, e portanto com a merecida punição ainda no devedor. Viva o Brasil pataxó!

17 abril 2007

Julgas.... (Edward Bond)

Julgas que te vou carregar o fardo sempre?
Julgas que suarei e labutarei sempre?
Julgas que te darei as minhas pernas e o meu sangue?
Como os pássaros do ar! Como as bestas da terra!
Julgas que irei sempre quando chamares?
Julgas que saltarei sempre quando gritares?
Julgas que vergarei sempre o pescoço?
Como uma besta no estábulo!
Com um anel no focinho!
Julgas que combaterei nas tuas guerras sempre?
Julgas que te darei o meu ar sempre?
Julgas que marcharei para ser morto sempre?
Como os palhaços na tua corte!
Como os exércitos da morte!
Crescerá erva nos campos de batalha
A ferrugem corroerá os mísseis e radares
No sítio das torres de vigia crescerão árvores
As prisões e quartéis desaparecerão pelo fogo
Não preciso da tua piedade ou de temer os teus punhos fechados
A minha ira erguer-se-á como o sol nascente
Num mundo vazio, onde ninguém velará
E só o vento uivará junto da tua pira funerária

Tradução: Pedro, do Bitaites

Morre mais um: Nair Bello (SRebouças)

Humorista deveria ser considerado por Deus como um ser diferenciado. Acima de nós outros, simples mortais. Porquê ele passa a vida contrariando a tendência natural da musculatura facial da gente, que é de encrespar-se, mostrar aborrecimento, caretear à toa, emburrar e embirrar;
o humorista relaxa, massageia nossas preocupações do dia a dia, alivia, mesmo que naqueles poucos instantes, toda uma sobrecarga de frustrações, de contrariedades, de amuos, de zangas e
desentendimentos de nossos quase sempre fracos espíritos (de porco, porquê não? ). Deus te chamou Nair Bello, quiz também para Ele um pouco da tua graça expontânea e irresistivel....ao trabalho, pois!

16 abril 2007

Fim de linha, nova trilha (SRebouças)


Inesquecível fotografia tirada no exato momento em que o corpo de alguém cansado e farto desta vida medíocre é abandonado pelo espírito, sedento de um novo hospedeiro, talvez, quem sabe? com mais vida, mais horizontes...

Contraste (SRebouças)

Eis que a vida mais uma destas chacotas nos prega!

Enquanto a juventude passa garbosa, toda de branco,

Ao fundo se arrasta uma velha, talvez cega,

No seu andar trôpego e manco...

Algo errado (SRebouças)

Há alguma coisa muito errada

Nesta face a ser escanhoada

Com toda a compenetração

De quem mal sabe o que faz...

Houve um erro talvez

No lufa-lufa, leva-e-traz....

Pois toda esta espumação

Vê-se, em local errado se fez!

Azia espiritual (SRebouças)

Eis aqui o retrato gráfico da decadência de um pobre ser humano...sobre a nudez pobre de um pobre corpo, à volta do pescoço, repousa uma pele de raposa, tão vagabunda quanto a sua dona...os olhos inchados e o ar maltratado, e uma boneca indefinível sobre seu ventre...um ridículo saiote branco complementa a indumentária visível. Os seio pequenos e redondos talvez sejam seu último triunfo na vida que deve possivelmente levar...Pobre criatura, pobre criança que já foi um dia....Hoje seu anima é de azia espiritual!

Um torso e .... (SRebouças)

Eis aqui um bonito torso
Todos hão de exclamar;
Agora imagina que lhe está a faltar
Um braço, talvez os dois...
Aonde vai o conceito de beleza
E de estética aplicada
Nesta falha parar?...

Para que não esqueçamos (SRebouças)


Esta linda criança está sentada no parapeito
Da janela do nosso imaginário e conta
Histórias, para o nosso bom sonhar...
Traz-nos uma gaiola de arame vazia
Simbolizando a Liberdade como convém,
Olha-nos expectativamente pura,
O olhinho bem arregalado, os braços postos,
As mãos segurando os pequenos pés
Num sinal de ficança...a nos aguardar
Esta linda criança está sentada no parapeito
Da janela do nosso imaginário e conta
Histórias, para que não esqueçamos de amar...

Anti prosperidade... (SRebouças)


De tanto ver prosperar a indecência
A falta de caráter, a impunidade
Eu que não me chamo Rui Barbosa
Já nem me 'queixo à gerência'
Ou aos políticos desta cidade
(Agora tão lacrimosa...)

De tanto ver prosperar a sem-vergonhice
De vivermos nesta era perigosa
Onde o rumo certo é a canalhice
De quem sabe com a nossa cara gozar...
Incerto afinal é: chegaremos à velhice
(Sem o ponteiro de nosso relógio parar?...)

De meu avô (outra galáxia) (SRebouças)



Meu querido neto Secoreb:

Estou a escrever um comentário sobre o teu blog de um modo geral...gostei muito de tudo, só te achei um pouco....indecente?
Mas és generoso com teus conceitos, tens otimismo nas tuas brincadeiras, e entendo que antes de distrair os outros distrais a ti mesmo...Só não descubro como faço pra enfiar este papel no computador pra poderes receber meus comentários...
Beijos do teu sempre saudoso,

Pedra Pomes (SRebouças) foto Saudek


Eu mandei meu namorado
Pra mim a lua buscar...
Meu Deus, como foi antiquado
Este meu pensar...
Até os americanos
Lá já estiveram - e pedra pomes
de lá trouxeram a valer...
Não teria sido mais inteligente
Aceitar que a gente
num bom motel fosse f...?...

Dieta (SRebouças) foto Saudek

Graças a Deus o que não me falta
Sempre foi peito pra trabalhar
Ignorando as risotas da malta
Eu quero é que ela vá se danar!
A ninguém eu dou bola
Levo a vida a me cuidar:
Batatas fritas e coca-cola
Que é pra não engordar!

Hipocrisia de antanho (SRebouças)


E pensar que tempo houve
Em que Leila Diniz foi execrada
Por mostrar a sua barriguinha!
Porta-bebê ao natural
Coisa mais linda não há!
Nem precisa poesia
Nem precisa rimar
Nem é mais tempo e espaço
Pra hipocrisia de antanho...

Nunca saberemos. (SRebouças)


Ó gotinha sublime que vieste
Lá de cima, num momento incerto
Vens de tristeza, vens de alegria?...
(Sabe-o a quem disseste
Ou a quem te estava perto...)
Era lágrima? era euforia?...

Romeu e Julieta (SRebouças) foto Saudek


Não adianta tentar me agradar
Só porquê me chamo Julieta...
Nem esta rabeca infernal tocar:
Para mim tudo isto é treta!...
Não adianta tentar me agradar
Me chamando dear Julieta...
Estou pouco a me lixar!...
Romeu bufo, de opereta
Pega o espanador e vai à luta
Vai a lojinha arrumar...
Deixa-me a sós e à minha b...

O lugar de cada um (SRebouças) foto Saudek


Quiseste por instantes experimentar
O que representa para a mulher o viver,
Pintaste os lábios, o rosto
Até iniciaste um depilar...
Mas logo entendeste o desgosto
De tentar na verdade ser
Algo que foge á natureza
Pois que com toda certeza
Cada ser é cada ser;
Assim como a cama e a mesa
Têm lugar certo pra ficar
E o antepasto precede à sobremesa
Macho e fêmea têm o seu lugar!








Otimistas (SRebouças) foto Saudek

Mandamos nossas roupas pra lavanderia
E as roupas que compramos não chegaram...
O ladrão levou o resto - vejam só que patifaria:
Jogáramos fora as roupas que sobraram...
E temos de ficar assim noite e dia, noite e dia...
Como viemos à Terra, assim peladas... HIHIHI!

15 abril 2007

Cochichos... (SRebouças)

Um segredo cochichado ao pé do ouvido
Pode ser um bem, se bem intencionado
Mas pode deixar um ser ferido
E um ego muito maltratado...
Cuidado pois com novidades
Que possam encerrar leviandades
Meça as palavras, com cuidado
para não ser mal interpretado.

Tanta gente, tanta....(SRebouças)

Quanta gente que se assinala nesta foto tão antiga, a antiga praia de Copacabana, ainda sem aterros e alargamentos, com uma estreita faixa de areia...formiguinhas na areia e fora dela, estarão hoje ainda vivas? Quantos ciclos se hão cumprido, quantas lágrimas derramadas, quanta saudade expressada?... quanta lembrança enterrada - e esquecida - nos cemitérios da cidade?...Em compensação, seguindo as leis do ciclo de nossas existências, quantas novas formiguinhas se hão de ter juntado a estas restantes, na alegria da renovação da espécie?...Quanta gente aqui não iniciou com outro alguém uma nova vida em conjunto, quanta separação aqui também não aconteceu, a aumentar microscópicamente a humidade da areia, sem competir jamais com a pujança do mar?

Aléas frondosas (SRebouças)


Eu só quisera ter um lugar
como este para espairecer,
onde pudesse caminhar
ou de manhã ou ao anoitecer...
Em paz eu seguiria
por aléas tão formosas
e a cada passo exclamaria
mas que árvores frondosas!
- e aqueles bancos postados
quais sentinelas do cansaço
a socorrer velhos fatigados
e casais de namorados...








12 abril 2007

Esmeraldite (SRebouças)


Quem sabe ou mesmo desconfia o que nos aguarda na próxima volta do caminho? V. está muito bem, está tudo legal, e de repente pimba! viraste a bola da vez...Uma cirurgia besta que quase todo mundo anda fazendo, a retirada da vesícula biliar por uns buraquinhos mínimos, que nem deixam marcas na pele...mas em mim tinha de dar na famosa e temida esmeraldite (esmeralda é ou era a cor da pedra do anel de grau dos médicos recém-formados). A esmeraldite é uma espécie de maldição temida pelos médicos, segundo um dito corrente entre nós: 'tratar de médico ou familiar de médico em geral dá galho!' No caso, além da minha vesícula estar em péssimas condições, com uma pedra que mais parecia um dado marron de 1,5 cm de lado, eu infartei no CTI...
Como, minha senhora? se eu morri? Ora minha prezada, a senhora acha que eu estaria escrevendo estas maltraçadas se estivesse morto?

Franqueza demais (SRebouças)

QUANDO O QUE IMPORTA É O AMOR
VOCÊ FICA SEM JEITO DE AVISAR:
MEU BEM, SEU DESODORANTE ACABOU...
OU: SEU HÁLITO ESTÁ DE MATAR...

Sonhos de criança (SRebouças)

Ah! os sonhos de uma criança
a se misturar confusos com o real...
a se perder entre tantos, que mal
se distingue o que é música, o que é dança...
Nesta pequena caixa de pensar
amuos e sorrisos embasbacados
sem querer se desligar
ficam (alegremente misturados!...)

Outro banco (SRebouças)


Há quanto tempo não passa por aqui sua excia o varredor de ruas...Fez-se um tapete de folhas, a cercar árvore e banco, a uni-los numa solidariedade de pés ocultos...A foto em preto e branco oculta suas cores e só não sabemos qual é a do banco, pois o tronco de árvore que aqui vemos só pode ter a cor normal que lhe dá sempre a natureza...Mas espero que o banco não seja de uma cor descombinante com o resto do cenário.

Planos de garota do interior (SRebouças)

Caracas!...Quando eu penso quanta gente mora em cidades de frente para o mar, e eu aqui, aprisionada neste marasmo, se quiser que tome banho de rio...Aquela água barrenta, sem uma onda sequer! Aquele cheiro de plantas podres nas margens...Areia? nem pensar! é vegetação e terras, pedras e mais pedras...Como eu gostaria de morar lá em Copacabana, ou outra praia qualquer do Rio de Janeiro, zona sul, é claro, que eu sou caipira mas não sou trouxa!Mas um dia eu chego lá! Se Deus quiser, e nem os pivetes da areia nem os cagalhões boiando me hão de lá afastar. Eu não tenho frescuras.

10 abril 2007

Veja, ilustre... (SRebouças) foto Saudek

Veja ilustre passageiro
A bela tipa faceira
Que aí está acocorada....
No entanto quase morreu de cistite
E de gastroenterite
Salvou-a o velho pinico caseiro
Que ela tinha bem malocado!...

Coisas simples? Não! (SRebouças) foto Saudek


Até nisto as mulheres são pior aquinhoadas: os cuidados íntimos, aquelas coisas que se resolvem no banheiro, tais como o barbear-se, nos homens, e aquela vasta sessão de escanhoar-se literalmente 'de cima a baixo'...ou passar pelas dolorosas sessões de depilação, que têm a compensação de aproxima-las a cada dia mais um pouquinho do céu...afastando-as do purgatório. Um penteado não é nunca uma coisa simples - nada em verdade é simples para as mulheres - a menos que usem o corte 'joãozinho'...As pinturas, os demais artifícios de coloração - e descoloração- os cuidados sempre com as unhas (elas deviam andar de luvas de box, para os dias em que 'tivessem compromissos logo mais'...)

impudentes (SRebouças) fotos colagem Saudek

As nádegas de uns são dentes
Nesta boca que chora tristemente
A colagem que resultou impudente
de tres tipos de gentes...

Triste fim (SRebouças) foto Saudek

Isto pode ser a morte trágica de dois entes apaixonados...
mas está mais me cheirando ao triste fim
de dois pobres drogados!

Uva no Cimento (SRebouças) foto Saudek

Isto será um mictório?
Ou algum lugar inglório
Onde o pecador se assanha
Com tanta coisa tacanha...
Inda bem trouxe meu guarda-chuva
Pode chover bosta a qualquer momento
Vejam só - logo eu, uma uva
Toda enxarcada no cimento...

Posturas (SRebouças) foto Saudek

Ora vamos minhas senhoras
Um pouco mais de elegância...
Já não bastasse a falta
De artigos fundamentais
De vossa indumentária...
Olhai a postura largada
Os pés encurvados e tortos
Para dentro de vós mesmas..
Pareceis, mal comparando,
Com senhoras de baixa sociedade!...

Lembranças (SRebouças)


É tudo tão lindo, como aliás sempre foi...eu já estive por estas paisagens, fazia parte delas, eu as respirava, calcava aos pés, sempre com a minha turma, na euforia inconsciente da juventude...Era tudo então tão natural, tão ao alcance das mãos, era só querer...mas então eu curtia, como dizem agora, mas não dava o devido valor. Meus pés tinham asas, as distâncias não eram nada, meus olhos enxarcados de futuro não percebiam que o passado ia se acumulando, pouco a pouco...Meus olhos enxarcados de futuro! Olhos que agora mal me mostram os vultos de minhas melhores lembranças...

Leite queimado (SRebouças) foto Saudek

Há quem prefira perfume
Agua de colônia, água de cheiro
Eu uso açúcar pra botar ciúme
No juízo do parceiro...
Vai sentir cheiro de leite
E leite açucarado
Vai sentir o deleite
De um peito adocicado...
perfume, água de cheiro
O que vale é ganhar dinheiro
No ciúme do parceiro
No sabor assim tornado
Em gosto de leite queimado!